Cuidado! A maior armadilha ao querer usar o Storytelling na produção de conteúdos do seu negócios é acabar caindo no conto do pescador. Hoje vou te explicar o que é essa armadilha que pode afetar a sobrevivência do seu negócio e como fazer para não cair nela.
Storytelling é a arte de contar histórias. No Marketing de Conteúdos, usamos esta arte para um objetivo específico que pode ser vender uma ideia, educar o público para um produto ou serviço, transmitir valores, aprendizados entre tantas outras possibilidades.
MAS E QUAL É A ARMADILHA? O QUE É ESSE TAL CONTO DO PESCADOR?
Antes mesmo de inventarmos a escrita, já sabíamos contar histórias. Na verdade, há grandes chances de termos sobrevivido justamente por transmitir nossos conhecimentos a cada geração.
Agora imagina se um ancestral nosso quisesse contar vantagem para a tribo dizendo que enfrentou o leão apenas com uma pedrinha e uma boa mira. Quantos teriam morrido?
O conto do pescador é aquele que diz que pegou um peixe de 3kg quando na verdade passou na peixaria e comprou o peixe. Ele conta uma história, até chama a atenção do seu público, mas não sustenta o seu negócio, porque está vendendo uma habilidade que, na verdade, ele não tem.
Agora digamos que você tem uma habilidade ou um produto que é verdadeiramente bom e quer usar o Storytelling para vender. Quer saber como fazer para não cair na armadilha de ficar só contando vantagens? Conte sua história com o objetivo de ensinar, compartilhar um aprendizado, agregar algo na vida de quem está escutando.
Já experimentou contar uma história nas divulgações do seu negócio compartilhando conhecimento?
Veja alguns caminhos para você fazer isso:
Histórias pessoais suas ou de clientes que geraram aprendizados importantes que você leva consigo para o seu negócio. Conte o que aconteceu, que aprendizado isso gerou e como isso te ajuda hoje. Faça conexão deste aprendizado com algo que pode ajudar seu cliente.
Estudos atuais da sua área de atuação. Aqui você pode contar que está estudando sobre um determinado assunto, pode dizer como esse assunto acabou despertando seu interesse, o que aprendeu e como este aprendizado acabou transformando algo no seu negócio. Finalize dizendo como isso pode ajudar o seu cliente.
Histórias de livros, filmes e seriados. Já aconteceu de você estar lendo ou assistindo alguma história e isso gerar uma ideia bem bacana para um cliente, para a evolução do seu negócio ou até para a sua vida mesmo? Compartilhe esse insight com seu cliente, para que também possa se beneficiar deste momento de inspiração.
Espero que estas dicas já possam te ajudar a contar sua história. Se precisar da ajuda de uma escritora, entre em contato. Será um prazer te ajudar a contar suas histórias.