Você talvez já tenha ouvido falar na jornada do herói. Talvez, não. Mas com certeza você já viu filmes e seriados, leu livros e consumiu produtos ou serviços que usavam a jornada do herói na sua história ou na sua comunicação. Essa estrutura na forma de contar uma história conquista a atenção de um público e tem sido um caminho bem sucedido para gerar conexão e engajamento. Então, se você quer fazer uma comunicação interessante ou quer contratar bons serviços de comunicação, vale a pena ler o próximo parágrafo.


Tem dois caras importantes nessa jornada. O primeiro, é o mitologista Joseph Campbell. Como diz aí na sua formação, ele curtia estudar mitos, fábulas e religiões e foi quem descobriu que havia uma estrutura semelhante nessas histórias que capturam a nossa atenção. E ele contou tudo isso, no livro “Herói de Mil Faces”, em 1949. O roteirista e escritor de cinema, Christopher Vogler foi segundo cara importante, porque desenhou as 12 etapas da jornada que conhecemos hoje. Essas etapas servem para a literatura, para o cinema, e para nós, produtores de conteúdos, criarmos aquele Storytelling que conectam com nossos clientes. Vou te contar de forma resumida essas etapas, tudo bem? Se você quiser se aprofundar tem livros e artigos sobre o assunto.


As 12 etapas da Jornada do Herói são: o mundo comum; o chamado à aventura; recusa do chamado; encontro com o mentor; a travessia do primeiro limiar; provas, aliados e inimigos; aproximação da caverna secreta; a provação; a recompensa; o caminho de volta; a ressurreição; e o retorno com o elixir. E como isso se daria na vida dos nossos clientes?


Vamos lá: vida normal, velhos problemas, nada de muito estimulante. Mas o cliente quer uma vida melhor. Bate aquela dúvida se os novos problemas não serão piores que os velhos e já conhecidos. Encontra quem? O mentor! Aquele profissional, produto, serviço ou marca, que pode te trazer o mundo desejado, a conquista de um prêmio, o sonho. E começa a travessia, que não é fácil, não é mesmo? Tem a torcida organizada que diz “vai que dá” e a galerinha invejosa que gosta de desanimar. Você come o pão que o diabo amassou, mas finalmente consegue e volta para uma nova realidade, rotina, vida, só que transformado. Sacou?


Normalmente os nossos negócios, sejam eles de produtos ou serviços, participam da jornada do herói dos nossos clientes. Isso pode ser contado através da comunicação. Ou ainda, você pode estar fazendo uma campanha interna com seu time de vendas ou funcionários na busca de engajamento para uma conquista ou uma mudança de comportamento. A comunicação para essas transformações também podem ser beneficiadas com a jornada do herói.


E se você conseguiu ler tudo até aqui, numa era de redes sociais, textos curtos e leituras rápidas, podemos dizer que você é o próprio herói! E a recompensa é saber que sua comunicação pode ser melhor, mais bem pensada e estruturada para gerar conexão com seu público. Quer saber como? Manda uma mensagem pra mim e vamos construir essa história juntos!

Astrid Kühn
Astrid Kühn
@astridkuhnoficial
compartilhe:
Outras postagens