A gente se empenha pra dar tudo certo no nosso negócio, planeja, cuida dos detalhes, mas como diz o ditado interiorano “as vezes cai uma melancia do caminhão”.
E cada cliente é valioso pra nós, porque somos comprometidos em entregar nosso melhor pra cada um deles. Ainda assim, algo pode nos fugir do controle. Quem aqui não atrasou alguma entrega por conta de um fornecedor que entrou em quarentena? Ou foi impactado porque está com os filhos em casa e não conseguiu dar conta de tudo o que estava na agenda do dia?
Pois é, semana passada uma cliente me enviou uma mensagem urgente pedindo que eu revisasse uma carta aberta com um pedido de desculpas para seus clientes. Por conta da pandemia, seu negócio que tanto preza prazos e soluções estava enfrentando dificuldades para manter o padrão. Sabe por quê? Porque ninguém trabalha sozinho e na aldeia global, não tem uma só pessoa que, de alguma forma, não tenha sido impactado.
Pedir desculpas é um ato de carinho e respeito com nossos clientes. Junto da minha empreendedora aflita, construímos um texto que explicava os impactos sofridos no negócio, as soluções possíveis implementadas pro período e como ela estava aberta para construir novas soluções junto dos clientes.
Foi o pedido de desculpas mais lindo que já escrevemos, porque foi de coração.
Nesse momento que estamos todos lidando com os desafios dos nossos negócios, sugiro que você converse com seus clientes e construa soluções conjuntas. E se for preciso pedir desculpas, peça. O cliente agradece.